Estudo comparativo entre o método hematocitométrico e o uso do espectrofotômetro para mensurar a concentração espermática de touros jovens da raça Nelore
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3605Palavras-chave:
Absorbância, Andrologia, Bos indicus, Câmara de Neubauer, Sêmen.Resumo
A determinação da concentração espermática pela câmara de Neubauer (método hematocitométrico) é um método direto para contar células, e também é o mais confiável. Entretanto, o processo é demorado, o que o torna um método menos prático quando a quantidade de ejaculados a ser processado é muito grande. O espectrofotômetro é um dispositivo que mede a concentração de espermatozoides através da densidade óptica, e as suas principais vantagens são a sua praticidade e sua velocidade. O objetivo deste trabalho foi comparar os resultados entre os avaliadores no método hematocitométrico e o espectrofotômetro para medir a concentração de espermatozoides no ejaculado de touros jovens da raça Nelore. Um total de 73 ejaculações de 20 touros jovens da raça Nelore foram coletados por meio de eletroejaculação. Após exame andrológico, 10µL do sémen foram diluídos em 2 mL de solução salina de formaldeído para medir a concentração de espermatozoides por mL, utilizando o método hematocitométrico (medido por três diferentes avaliadores) e utilizando o método do espectrofotómetro com comprimento de onda de 550 nm. Não foram detectadas diferenças nos resultados de medição de concentração de espermatozoides por mL entre os avaliadores medidos pelo método hematocitométrico e espectrofotômetro (P > 0,05). A correlação intraclasse foi alta (0,9), mostrando uma alta replicabilidade entre as medidas das avaliações. Com os resultados do presente experimento, pode-se afirmar que a mensuração realizada pelo espectrofotômetro é confiável, e pode, no futuro, substituir o método hematocitométrico para realizar as mensurações de concentração de espermatozoides no ejaculado de touros jovens da raça Nelore, melhorando e padronizando as técnicas usadas em laboratórios andrologia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.