Dinâmicas espaciais: um novo corredor da produção leiteira no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2107Palavras-chave:
Distribuição geográfica, Fronteiras de produção, Produção de leite.Resumo
O Brasil é o quarto maior produtor de leite no mundo e o Paraná, é o terceiro maior produtor brasileiro de leite. A produção de leite no Paraná desempenha importante função econômica e social. A partir da década de 90, alterações institucionais e de mercado, condicionaram mudanças significativas na produção de leite neste Estado. O objetivo foi analisar a dinâmica espacial da atividade leiteira paranaense. Buscou-se a identificação de regiões de maior concentração e retração da atividade e a indicação de consequências estruturais, econômicas e sociais nas novas regiões de produção. Foram coletadas variáveis produtivas e econômicas de 399 municípios paranaenses nos anos de 1990, 2000 e 2014. A partir destas, e das técnicas de Análise Fatorial Comum e clusters hierárquicos, os municípios foram classificados como de baixa, média e alta importância na atividade leiteira. Os grupos foram plotados no mapa do Paraná. A partir da década de 90, houve deslocamento da atividade leiteira de regiões ao norte do estado, em direção ao sul. A atividade leiteira passou a ocupar áreas consideradas como “vazios da agropecuária” e caracterizadas pela fragilidade socioeconômica e passaram a definir um novo “corredor da produção leiteira” no Paraná. Como resultado, benefícios sociais e econômicas poderão ser gerados. Mudanças estruturais importantes poderão ocorrer em toda cadeia produtiva do leite paranaense, com impactos diretos na competitividade deste setor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.