Minhocas (Amynthas spp.) aumentam o crescimento do feijoeiro, a biomassa microbiana e a respiração do solo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p2887Palavras-chave:
Carbono, Ecologia do solo, Leguminosas, Macrofauna.Resumo
Poucos estudos têm avaliado o efeito de minhocas nas plantas e nos atributos biológicos do solo, principalmente em plantas leguminosas, como o feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de minhocas (Amynthas spp.) no crescimento do feijoeiro e nos atributos biológicos do solo. O experimento foi realizado em casa de vegetação em delineamento completamente casualizado, com cinco tratamentos e oito repetições. Os tratamentos foram constituídos de cinco níveis de inoculação (0, 2, 4, 6 e 8 minhocas por vaso) de minhocas do gênero Amynthas spp. Cada unidade experimental foi composta por um vaso de plástico, contendo 4 kg de solo e duas plantas de feijoeiro. O período experimental foi encerrado após 38 dias da emergência das plantas. Foram determinadas a matéria seca e a altura das plantas, a respiração edáfica, a respiração microbiana, a biomassa microbiana do solo e o quociente metabólico. A recuperação de minhocas foi alta em número e massa, com todos os valores acima de 91,6% e 89,1%, respectivamente. Adicionalmente, a massa de minhocas diminuiu apenas no tratamento com oito minhocas por vaso. A presença de minhocas aumentou o crescimento da planta e atributos biológicos do solo, sugerindo que práticas agrícolas que favoreçam a presença de minhocas podem vir a ser utilizadas para aumentar a produção de feijoeiro e, a elevação da emissão de CO2 causada pelas minhocas pode ser parcialmente mitigada pela adição de resíduos culturais de feijoeiro no solo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.