Policultivo do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) com a Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) alimentadas com rações peletizada e farelada

Autores

  • Bruno Estevão de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Leonardo Luiz Stringuetta
  • Adriana Cristina Bordignon
  • Leandro Bohnenberger
  • Wilson Rogério Boscolo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Aldi Feiden Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n1p225

Palavras-chave:

Processamento, Ração, Desempenho produtivo, Peixe.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) no desempenho da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) cultivada no sistema de policultivo e alimentada com rações peletizadas e fareladas. O trabalho foi realizado no Centro de Pesquisa em Aqüicultura Ambiental-CPAA/IAP – Toledo/PR por um período de 37 dias. Utilizaram-se como unidades experimentais 16 tanques escavados, revestidos com concreto e com fundo de terra, com dimensão de 4 x 3 m e volume útil de 3,5 m3. Foram utilizadas 30 tilápias e 150 camarões por unidade experimental distribuídos em um delineamento inteiramente ao acaso com 4 tratamentos e 4 repetições, sendo TF: tilápia alimentadas com ração farelada; TCF: tilápia e camarão alimentados com ração farelada; TP: tilápia alimentada com ração peletizada e TCP: tilápia e camarão alimentados com ração peletizada. A densidade utilizada foi de 2,6 peixes/m2 com peso inicial médio de 5,58 ± 0,10 g e comprimento inicial médio de 5,56 cm, sendo a densidade de camarões de 13 camarões/m2 com comprimento inicial médio de 1,04 cm. A temperatura foi aferida diariamente, enquanto que as variáveis oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica, semanalmente. A quantidade de ração fornecida foi de 10% da biomassa total dos peixes, com freqüência alimentar de 4 vezes ao dia, sendo corrigida semanalmente em função das biometrias. Durante o período experimental os valores médios de temperatura, oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica da água dos tanques foram de 23,42 ± 0,83 ºC, 5,32 ± 0,52 mg/L, 7,02 ± 0,39, e 1,00 ± 0,01 mS/cm respectivamente. Não se registrando qualquer influência do camarão durante o cultivo e a ração peletizada proporcionou uma melhor conversão alimentar e desempenho das tilápias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Estevão de Souza, Universidade Estadual Paulista

Engenheiro de Pesca, Doutorando do Centro de Aqüicultura da UNESP – CAUNESP, Jaboticabal-SP.

Leonardo Luiz Stringuetta

Engenheiro de Pesca.

Adriana Cristina Bordignon

Engenheiro de Pesca.

Leandro Bohnenberger

Engenheiro de Pesca.

Wilson Rogério Boscolo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Dr. Professor Titular do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Toledo-PR.

Aldi Feiden, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Dr. Professor Titular do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Toledo-PR.

Downloads

Publicado

2009-07-30

Como Citar

Souza, B. E. de, Stringuetta, L. L., Bordignon, A. C., Bohnenberger, L., Boscolo, W. R., & Feiden, A. (2009). Policultivo do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) com a Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) alimentadas com rações peletizada e farelada. Semina: Ciências Agrárias, 30(1), 225–232. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n1p225

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.