Condicionamento fisiológico de sementes de beterraba com reguladores de crescimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1785Palavras-chave:
Beta vulgaris, Hidrocondicionamento, Ácido giberélico, Ácido salicílico, Ácido ascórbico.Resumo
O condicionamento fisiológico é uma técnica que permite a ativação dos processos metabólicos e fisiológicos na germinação das sementes por meio da utilização de reguladores de crescimento. Desta forma, objetivou-se avaliar o efeito do condicionamento fisiológico de sementes de beterraba com reguladores de crescimento. Foram utilizadas três cultivares: Early Wonder, Itapuã e Maravilha, submetidas a cinco tipos de condicionamentos: testemunha (semente não condicionada) hidrocondicionamento padrão (água), condicionamento com os ácidos salicílico, giberélico e ascórbico. Para definição dos tratamentos, foram testadas doses de 0; 1; 2 e 4 mMol.L-1 dos ácidos. Previamente ao condicionamento, foram realizadas as curvas de embebição das sementes, para determinação do tempo ideal de condicionamento, logo após, as sementes foram avaliadas quanto à porcentagem e velocidade de germinação, comprimento e massa seca de plântulas. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com quatro repetições, separado para cada cultivar, determinando-se as dosagens adequadas. Na segunda etapa foi adotado esquema fatorial 3 x 5 (cultivares x tipo de condicionamento). Os resultados foram submetidos a análise de variância e quando esta foi significativa procedeu-se a análise de regressão. Na segunda etapa do trabalho realizou-se comparação de médias com teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro. O condicionamento fisiológico de sementes de beterraba altera o potencial de germinação e a resposta está relacionada com a cultivar utilizada e o tipo de condicionamento. As doses entre 1 e 2 mMol L-1 de ácido ascórbico, giberélico ou salicílico promoveram a germinação de sementes de beterraba e doses entre 1 e 3 mMol L-1 dos ácidos favoreceram o crescimento das raízes e parte aérea das plântulas. O condicionamento fisiológico com água, com ácido salicílico ou com ácido giberélico são as melhores técnicas, dentre as testadas, para promover a germinação e o crescimento de plântulas de beterraba.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.