Efeito do padrão de plantio do sorgo forrageiro sobre a produtividade de forragem e desempenho de novilhas em terminação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1537Palavras-chave:
Carga animal, Espaçamento entrelinhas, Ganho de peso corporal, Sorghum bicolor, Taxa de semeadura.Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos de diferentes padrões de plantio do sorgo forrageiro na resposta forrageira e no desempenho produtivo de novilhas de corte em terminação. O período experimental teve duração 84 dias. Os tratamentos consistiram na combinação de dois espaçamentos entrelinhas (22 e 44 cm) e duas taxas de semeadura do sorgo (12 e 24 kg ha-1). Para o pastejo das forragens produzidas, foram utilizadas novilhas de corte, em fase de terminação, com idade média inicial de 15 meses (± 2,3 meses) e peso corporal médio de 262 kg (± 37,95 kg). O método de pastoreio foi contínuo. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com três repetições por área, em esquema fatorial 2 x 2. Os diferentes padrões de plantio não influenciaram (P > 0,05) na produção de matéria seca (5 447,78 kg de MS ha-1) e na taxa de acúmulo de matéria seca (58,47 kg de MS ha-1dia-1). As variáveis taxa de acúmulo de forragem, massa de lâminas foliares, massa de forragem, oferta de lâminas foliares e oferta de forragem foram influenciados (P < 0,05) pelo avanço do período de utilização. Comportamentos similares foram observados para as variáveis: carga animal, ganho de peso por área e ganho de peso diário, com valores de 1172,32 kg de peso vivo ha-1; 312,31 kg ha-1; 0,891 kg dia-1, respectivamente. O desempenho animal não foi influenciado (P > 0,05) pelos padrões de plantio do sorgo, obtendo-se, em média, 4,04 mm de espessura de gordura subcutânea e peso final de 330,36 kg. O desenvolvimento corporal dos animais não apresentou diferenças significativas (P > 0,05), com valores para comprimento, perímetro torácico, e altura de garupa de 132,01; 163,75; 126,75 cm, respectivamente. A relação peso: altura média entre os padrões de plantio foi de 2,67 kg cm-1.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.