Metaplasia disontogênica uretral em um felino com displasia renal bilateral
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3383Palavras-chave:
Doença congênita, Malformação, Nefropatia.Resumo
Este trabalho tem como objetivo descrever um caso de metaplasia disontogênica uretral em um felino sem raça definida de um mês de idade, que também apresentava displasia renal bilateral. Dados sobre metaplasia disontogênica em felinos são escassos e a alteração pode estar associada a displasia renal e/ou do trato urinário inferior. O animal apresentava histórico de aumento abdominal desde o nascimento e disúria, eliminando a urina apenas por gotejamento. Devido ao prognóstico desfavorável optou-se pela eutanásia. Na necropsia observou-se bexiga aumentada e dilatada, rins diminuídos e ureteres dilatados e tortuosos. A uretra apresentava-se espessada e firme ao corte, e histologicamente, havia substituição ao tecido conjuntivo, áreas de cartilagem e zonas de ossificação endocondral, o que caracteriza metaplasia disontogênica. Ambos os rins apresentavam aspecto primitivo caracterizando a displasia renal. A metaplasia disontogênica no trato urinário de felinos com displasia renal, não tem sido descrita.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.