Caracterização epidemiológica e fatores de risco associados à leptospirose e brucelose em pequenos ruminantes comercializados em feira de animais no Sertão de Pernambuco, semiárido do Nordeste do Brasil

Autores

  • José Romero Alexandre Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Geilson Manoel de Souza Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • José Dêvede da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Diego Figueiredo da Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Fabrine Alexandre dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Severino Silvano dos Santos Higino Universidade Federal de Campina Grande
  • Sérgio Santos de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande
  • Clebert José Alves Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1933

Palavras-chave:

Sorologia, Leptospirose, Brucelose Ovina, Fatores de risco, Aglomerações.

Resumo

O trânsito de animais infectados pode ser uma forma de introdução e dispersão de enfermidades, de maneira que o bloqueio da entrada de animais infectados nos rebanhos é uma importante ferramenta de controle. O objetivo desse estudo foi determinar a frequência de anticorpos anti-Leptospira spp. e anti-Brucella ovis em pequenos ruminantes comercializados em feira de animais no Sertão de Pernambuco, Nordeste do Brasil, e identificar os possíveis fatores de risco associados às soropositividades. Foram coletadas amostras de soro de 233 caprinos e 119 ovinos, pertencentes a doze proprietários diferentes, no período de novembro de 2014 a junho de 2015. O diagnóstico da infecção por Leptospira spp. foi realizado pela técnica de soroaglutinação microscópica (SAM), e para B. ovis o teste de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) foi aplicado. Foram identificados 16 (6,87%; IC 95% = 4,27% – 10,83%) caprinos e 16 (13,45%; IC 95% = 8,67% – 21,24%) ovinos soropositivos para Leptospira spp. O sorotipo mais frequente foi o Icterohaemorrhagiae. Em caprinos, a criação de forma intensiva (odds ratio = 15,8; p < 0,001) e criar equinos consorciados com caprinos (odds ratio = 7,3; p = 0,005) foram identificados como fatores de risco. Não foi identificado fator de risco associado à infecção em ovinos. Sete (5,88%; IC 95% = 2,88% – 11,65%) ovinos foram soropositivos para B. ovis, e a criação intensiva foi considerada fator de risco (odds ratio = 11,5; p = 0,005). Sugere-se que as infecções por Leptospira spp. e B. ovis ocorrem pequenos ruminantes comercializados no Sertão do Estado de Pernambuco, bem como recomenda-se melhorias nas condições higiênico-sanitárias das instalações e controle de roedores sinantrópicos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Romero Alexandre Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Geilson Manoel de Souza Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Discente, Curso de Graduação em Medicina Veterinária, UFCG, Patos, PB, Brasil.

José Dêvede da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Discente de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Diego Figueiredo da Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Fabrine Alexandre dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Severino Silvano dos Santos Higino, Universidade Federal de Campina Grande

Prof., Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Sérgio Santos de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Prof., Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Clebert José Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Prof., Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Alves, J. R. A., Lima, G. M. de S., Silva, J. D. da, Costa, D. F. da, Santos, F. A. dos, Higino, S. S. dos S., Azevedo, S. S. de, & Alves, C. J. (2017). Caracterização epidemiológica e fatores de risco associados à leptospirose e brucelose em pequenos ruminantes comercializados em feira de animais no Sertão de Pernambuco, semiárido do Nordeste do Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 1933–1946. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1933

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>