Divergência genética entre acessos de mandioca-de-mesa coletados no município de Cianorte, região Noroeste do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n1p21Palavras-chave:
Manihot esculenta, Dissimilaridade genética, Variabilidade genética, Descritores.Resumo
Com o objetivo de avaliar a divergência genética entre 43 acessos de mandioca-de-mesa (Manihot esculenta Crantz), coletados na zona urbana do município de Cianorte-PR, foram utilizados 12 descritores morfo-agronômicos quantitativos. Na análise de agrupamento foram aplicados os métodos de Otimização de Tocher e Hierárquico do “Vizinho Mais Próximo”, ambos com base na Distância Euclidiana Média padronizada. A maior divergência genética foi observada entre os acessos UEM-38 e UEM-130, bem como UEM-38 e UEM-154, enquanto que a menor divergência genética foi observada entre os acessos UEM-53 e UEM-79, e entre UEM-53 e UEM-68. Os dois métodos de agrupamento apresentaram similaridade em discriminar os grupos de acessos avaliados. As características que evidenciaram as maiores divergências genéticas foram o comprimento das raízes tuberosas, o comprimento de pecíolos e o número de raízes tuberosas por planta, enquanto que a altura de plantas e da primeira ramificação, e o diâmetro de raízes tuberosas mostraram as menores contribuições na divergência genética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.