Diversidade genética em população natural de Mezilaurus itauba (Meisn.) Taub. ex Mez. no sul da Amazônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1635Palavras-chave:
Conservação, Manejo florestal, Genética de população, Similaridade genética.Resumo
Estudos de diversidade genética em populações de espécies florestais naturais têm expandido consistentemente nos últimos anos. Considerando que a biodiversidade está diretamente relacionada à variação genética entre e dentro das populações, o seu estudo tornou-se essencial para o conhecimento dos padrões genéticos. O estudo avaliou a diversidade genética de uma população de Mezilaurus itauba, detectando similaridade e dissimilaridade em fragmentos de floresta tropical remanescente no sul da Amazônia, Brasil. Amostras de folhas e do câmbio foram coletadas aleatoriamente a partir de 36 indivíduos reprodutivos. Onze RAPD (DNA polimórfico aleatoriamente amplificado) iniciadores foram testados para a análise de similaridade genética. Os dados obtidos demonstraram que a espécie apresentou 79,77% de polimorfismo entre os loci observados, com diversidade genética que ocorre entre indivíduos arbóreos juvenis e adultos. A população estudada apresentou diversidade genética, formando três grupos bem distintos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.