Características fermentativas e qualidade nutricional de silagem de capim elefante adicionado de casca de fruto de buriti
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p931Palavras-chave:
Conservação de forragem, Co-produto, Degradação in situ, Nitrogênio amoniacal, pH.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a inclusão de cascas de frutos de buriti como aditivo no perfil de fermentação, perdas, composição química e degradabilidade da silagem de capim-elefante. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado, com cinco níveis de cascas de frutos de buriti (0, 50, 100, 200 e 400 g kg-1). Os silos foram abertos após 28 dias de armazenamento. O monitoramento da degradabilidade in situ foi conduzido usando um esquema de parcelas subdivididas em que quatro animais representaram os blocos e a silagem suplementada com cinco níveis de cascas de frutos de buriti representou os tratamentos. A utilização do aditivo na silagem de capim elefante aumentou a matéria seca (MS) (P < 0,001), extrato etéreo (EE) (P < 0,001), cinzas (P < 0,001), fibra em detergente neutro (FDN) (P < 0,001) e fibra em detergente ácido (FDA) (P < 0,001). O pH (P < 0,001), N-NH3 (P = 0,024) e a redução das perdas por gases (P < 0,0001), perdas por efluentes e a recuperação de matéria seca (P = 0,218) não foram influenciados pela adição de cascas de frutos de buriti. A inclusão de cascas de frutos de buriti reduziu linearmente a degradabilidade ruminal da MS da fração solúvel (a) (P < 0,001) e a fração potencialmente degradável insolúvel (b) (P < 0,001). A correção do teor de matéria seca por meio da adição de cascas de frutos de buriti à silagem de capim-elefante promove melhorias no processo de fermentação, reduz as perdas de nutrientes e desaparecimento ruminal da matéria seca e não altera significativamente a composição química com a inclusão de 166,7 g kg-1 de cascas de frutos do buriti.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.