Ganho Genético na Cultura da Soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n1p71Palavras-chave:
Glycine Max, Melhoramento, Adaptabilidade.Resumo
A seleção de genótipos de soja com elevada produtividade de grãos e capacidade de adaptação ambiental é o principal objetivo dos programas de melhoramento genético. Para verificar se o ganho genético por meio de melhoramento da cultura da soja está sendo alcançado é importante que cada programa de melhoramento faça, frequentemente, uma auto-avaliação no sentido de verificar se houve progresso efetivo e se determinada condição de cultivo foi privilegiada pelo melhoramento e corrigir eventuais distorções de metas. Para isso é necessário a utilização de métodos que quantifiquem o avanço genético. A possibilidade de predição dos ganhos obtidos por seleção constitui-se em uma das principais contribuições para o melhoramento. Desta forma, torna-se possível orientar de maneira mais efetiva os programas de melhoramento, predizer o sucesso do esquema de seleção adotado e determinar, de forma científica, quais as técnicas que podem ser mais eficazes.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.