Reação de germoplasma de mandioca a Xanthomonas axonopodis pv. manihots
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n1p3Palavras-chave:
Bacteriose, Resistência, Virulência, Cerrado.Resumo
A mandioca apresenta-se como importante fonte de carboidratos, principalmente nos trópicos. A bacteriose causada por Xanthomonas axonopodis p.v. manihots é a doença mais importante desta cultura e seus danos podem chegar a 30% ou mais na produção. Este trabalho objetivou avaliar, em condições de casa de vegetação, a reação de germoplasma de mandioca mansa e de brava à dois isolados de Xanthomonas axonopodis p.v. manihots. Os ensaios foram desenvolvidos no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia. As plantas foram inoculadas pelo corte de três folíolos centrais em três folhas novas completamente abertas, seguindo pela inserção de um palito à altura da axila da folha mais velha, utilizando se uma suspensão bacteriana contendo 2x109 u.f.c. mL-1 A inoculação ocorreu aos 42 dias de plantio e a avaliação aos 41 dias de inoculação. Os critérios de avaliação foram notas de Sintomas visuais na parte aérea, Porcentagens de desfolha e de Infecção sistêmica do caule. Os resultados mostraram que os critérios de avaliação utilizados foram eficientes no estudo da virulência dos isolados, sendo o isolado obtido na região de Uberlândia mais virulento para mandioca mansa e o de Lavras para mandioca brava, caracterizando a necessidade de utilização de isolados provenientes da região onde o germoplasma será cultivado. Considerando-se a análise da reação da resistência de germoplasma, os critérios porcentagem de infecção sistêmica e de desfolha mostraram-se bastante efetivos. Destacaram-se nesse trabalho as variedades Vassoura, Amarela, Vermelha e Castelinho e o clone CPAC88-11.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.