A importância de bactérias Gram positivas como etiologia na piometra canina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p1077Palavras-chave:
Etiologia bacteriana, Hiperplasia endometrial cística, SIRS.Resumo
A Escherichia coli é reportada como principal agente etiológico da piometra canina e as endotoxinas bacterianas podem desencadear choque endotóxico e óbito. A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS) antecede o choque e sua identificação pode predizer o prognóstico do paciente. No Brasil, bactérias Gram positivas são responsáveis por aproximadamente 20% dos casos de piometra, e informações a respeito da fisiopatologia do choque ou da lesão tecidual nesses casos são escassos. Assim, o objetivo foi investigar a capacidade de bactérias Gram positivas desencadear SIRS em cadelas com piometra. Foram acompanhadas de maneira prospectiva 67 cadelas com piometra, que na admissão passaram por exame clínico, exames laboratoriais e foram classificadas como SIRS+ e SIRS-. Todos os animais foram tratados cirurgicamente (ovariohisterectomia), o conteúdo uterino foi coletado de forma estéril e o material foi submetido à avaliação microbiológica. Em 55,2% das cadelas foi identificada E. coli (G1), 23,9% outras bactérias Gram negativas (G2) e 20,9% Gram positivas (G3). O perfil leucocitário, a bioquímica sérica e a prevalência de SIRS foram semelhantes entre os grupos. Conclui-se que bactérias Gram positivas possuem capacidade de promover dano tecidual podendo levar o paciente a óbito após desencadear SIRS e choque, assim como por E. coli e outras Gram negativas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.