Prevalência dos diferentes tipos morfológicos de tumor venéreo transmissível e a associação com o prognóstico dos cães tratados com sulfato de vincristina – Estudo retrospectivo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3795Palavras-chave:
Citologia, Prognóstico, TVT.Resumo
O tumor venéreo transmissível canino (TVT) é a neoplasia mais comumente diagnosticada nos hospitais veterinários, morfologicamente é classificado como células tumorais redondas, embora a origem exata dessas células seja desconhecida, estudos imunohistoquímicos sugerem origem histocítica e mesenquimal. O TVT pode ser classificado de acordo com suas características citomorfológicas como linfocítico, plasmocítico e misto,. Geralmente são benignos, entretanto podem apresentar metástase. O tratamento de escolha do TVT é quimioterapia com sulfato de vincristina aplicada uma vez por semana, com um bom prognóstico. Contudo, nos últimos anos tem se observado a necessidade de aumento no número de aplicações da quimioterapia e terapias adjuvantes. O objetivo nesse estudo foi associar os tipos morfológicos de TVT com a resposta a quimioterapia com sulfato de vincristina, em um estudo retrospectivo realizado no período de 24 meses com 46 casos. Pode-se concluir que há uma maior prevalência dos tipos de TVT plasmocítico, seguido do misto e depois do linfocítico, e que os tipos citomorfológicos não diferem em relação à resposta ao tratamento com sulfato de vincristina. O número de sessões de quimioterapia necessárias para regressão do TVT teve um aumento por fatores ainda não elucidados.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.