Grupo genético e heterose sobre medidas morfométricas durante o crescimento de bovinos de corte machos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2759Palavras-chave:
Bos taurus taurus, Bos taurus indicus, Charolês, Cruzamento, Medidas morfometricas, Nelore.Resumo
Foram avaliados os efeitos de grupo genético e heterose nas medidas corporais de machos puros (Charolês - C e Nelore - N); mestiços de primeira geração (G1) (½ CN e ½ NC); e mestiços de segunda geração (G2) ( ¾ C ¼ N e ¾ N ¼ C) oriundos de cruzamento rotativo. Os animais foram avaliados aos 8, 12, 18 e 24 meses de idade. Entre as raças puras, o Nelore apresentou maior altura da garupa do que o Charolês em todas idades. O Charolês foi superior ao Nelore em perímetro torácico, porém esta diferença decresceu gradativamente com o avanço da idade, sendo igual entre os dois grupos genéticos aos 24 meses. Para largura da garupa, abertura isquiática e perímetro torácico, os animais mestiços apresentaram valores médios mais elevados do que os machos puros, em todas as idades, porém menos acentuados aos oito meses de idade. Para as medidas avaliadas, com exceção para altura de garupa, as diferenças dos mestiços frente aos puros, foram mais evidentes em relação ao Nelore. A heterose se mostrou significativa para medidas morfométricas de bovinos de corte machos. As medidas corporais possuem alta correlação entre elas e com o peso corporal, sendo bons indicadores de desenvolvimento corporal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.