Frações oxidáveis e granulométricas da matéria orgânica em sistemas de integração lavoura-pecuária

Autores

  • Wanderlei Bieluczyk Universidade de São Paulo
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Roni Fernandes Guareschi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • João Andrade Bonetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Aparecida Freó Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Eduardo Carvalho Silva Neto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p607

Palavras-chave:

Urochloa ruziziensis, Intensidades de pastejo, Fracionamento da MOS, Cerrado.

Resumo

Por meio da identificação de formas lábeis e recalcitrantes da matéria orgânica do solo (SOM) se torna possível definir de forma mais imediata, ou até prever se o manejo favorece e/ou favorecerá incrementos ou perdas de carbono no solo. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diferentes intensidades de pastejo e cultivo da soja nas frações oxidáveis e granulométricas da SOM em um sistema de integração lavoura-pecuária associado ao plantio direto (ILP-SPD), implantado em 2009, na Universidade Federal Goiás, GO. Os cinco tratamentos estudados consistiram de diferentes alturas de manejo do pasto (P25: 0,25 m; P35: 0,35 m; e P45: 0,45 m), além de áreas controle sem pastejo (SP) e uma área de vegetação nativa de cerrado (cerradão) (CE) adjacente ao experimento utilizada como referência para comparação com as áreas cultivadas. Em cada área, amostras de um LATOSSOLO VERMELHO Distroférrico foram coletadas nas camadas de 0,0-0,05; 0,05-0,10; 0,10-0,20; 0,20-0,40 m em delineamento inteiramente casualizado com 6 repetições. Foi quantificado o carbono total (CT) por combustão a seco. Também foi realizado o fracionamento granulométrico e oxidável da MOS, obtendo-se as frações, carbono particulado (COp), carbono associado aos minerais (COam) e as quatro frações oxidáveis com graus crescentes de recalcitrância (F1 < F2 < F3 < F4). Tais atributos foram avaliados em duas épocas distintas: uma pós-ciclo de pastejo (PP) e outra pós-lavoura de soja (PL). Os menores teores de carbono total do solo (C), fração F1 e fração F3 da área não pastejada, sugerem que a integração lavoura pecuária, independentemente da altura de manejo da pastagem, está incrementando o teor de matéria orgânica na camada superficial do solo. Devido à recente implantação do experimento (3 anos), não foi constatado diferenças nos teores de COp e COam entre as áreas sem pastagem e as diferentes alturas de manejo de pasto na ILP. O fracionamento oxidável da MOS mostrou-se mais sensível na diferenciação dos tratamentos estudados, evidenciando que a maior intensidade de pastejo (P25) está proporcionando um maior equilíbrio no acúmulo de carbono entre frações lábeis e recalcitrantes da MOS.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wanderlei Bieluczyk, Universidade de São Paulo

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Energia Nuclear na Agricultura, Laboratório de Ciclagem de Nutrientes, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo, CENA/USP, Piracicaba, SP, Brasil.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Dr., Departamento de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Roni Fernandes Guareschi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Dr., Pós-Doutorando em Fitotecnia, Curso de Pós-Graduação em Fitotecnia, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

João Andrade Bonetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Ciência do Solo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Vanessa Aparecida Freó, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Engenharia Agronômica, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Eduardo Carvalho Silva Neto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Agronomia, Ciência do Solo, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Bieluczyk, W., Pereira, M. G., Guareschi, R. F., Bonetti, J. A., Freó, V. A., & Silva Neto, E. C. (2017). Frações oxidáveis e granulométricas da matéria orgânica em sistemas de integração lavoura-pecuária. Semina: Ciências Agrárias, 38(2), 607–622. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p607

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>