Efeito da atividade de térmitas no solo sob diferentes manejos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p143Palavras-chave:
Cornitermes cumulans, Pastagem, Plantio de eucalipto.Resumo
Térmitas construtores de montículos são importantes agentes modificadores do solo, mas estudos são necessários para a melhor compreensão deste processo. O presente estudo objetivou avaliar a granulometria e os atributos químicos do material formador de montículos de térmitas e compará-los com o solo adjacente não trabalhado pelos organismos, em diferentes tipos de manejo do solo. Coletou-se o material individualizado em topo, base e centro de cinco montículos de Cornitermes cumulans, bem como do solo adjacente não trabalhado (camadas de 0-5, 5-10 e 10-20 cm), em 1 ha demarcado em áreas de pastagem não manejada degradada, pastagem formada e plantio do eucalipto Corymbia citriodora, em Pinheiral, RJ. Nestas três áreas, a seção central dos montículos apresentou maiores valores de conteúdo de argila, carbono orgânico, fósforo, cálcio e magnésio, soma de bases e capacidade de troca catiônica, em comparação com o topo, base e o solo adjacente. Contudo, no centro dos montículos observou-se menores valores de acidez extraível e potássio, em relação ao topo, base e o solo adjacente nas áreas estudadas. No plantio de eucalipto, os valores de pH, soma de bases, cálcio e magnésio foram menores, enquanto que os valores de alumínio, acidez extraível, sódio e capacidade de troca catiônica foram maiores, nos termiteiros e no solo adjacente, quando comparado com as pastagens. Não houve diferença entre as áreas estudadas quanto aos valores de carbono orgânico, potássio, fósforo e soma de bases, nos montículos e no solo adjacente. Assim, a atividade dos térmitas alterou o conteúdo de argila e a maioria dos atributos químicos do solo em todas as áreas estudadas, mas apenas no centro dos termiteiros. Contudo, o efeito destes organismos foi diferente no plantio de eucalipto, em relação às pastagens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.