Estudo sorológico da infecção por lentivírus em caprinos e ovinos abatidos no Estado da Paraíba, semiárido do Nordeste Brasileiro

Autores

  • Ricardo de Figueiredo Guilherme Universidade Federal de Campina Grande
  • Sérgio Santos Azevedo Universidade Federal de Campina Grande
  • Diego Figueiredo da Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Edisio Oliveira de Azevedo Universidade Federal de Sergipe
  • Roberto Soares de Castro Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Clebert José Alves Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1651

Palavras-chave:

Lentivírus de pequenos ruminantes, Sorologia, Abate, Nordeste brasileiro.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi determinar a frequência de anticorpos contra lentivírus de pequenos ruminantes (LVPR) em caprinos e ovinos abatidos no Estado da Paraíba, região semiárida do Nordeste brasileiro. Foi coletado sangue de 500 caprinos e 500 ovinos nos abatedouros dos municípios de Alhandra, Guarabira, Esperança, Picuí, Monteiro, Sumé, Patos, Piancó, Catolé do Rocha e Sousa. Para o diagnóstico da infecção por LVPR, foi utilizado o teste de imunodifusão em gel de ágar (IDGA). Dos 1.000 animais analisados, 28 (2,8%) foram soropositivos, com frequência de 3% (15/500) nos caprinos e 2,6% (13/500) nos ovinos. Observou-se, ainda, que não houve diferença significativa entre os diferentes municípios com relação à soropositividade. A baixa frequência de animais soropositivos pode ser explicada pela maioria de animais amostrados serem procedentes de rebanhos com criação extensiva, compostos por animais de raças nativas com aptidão de corte e mestiços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Figueiredo Guilherme, Universidade Federal de Campina Grande

Discente, Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, PPGMV, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, CSTR, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Sérgio Santos Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Prof., Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, PPGMV, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, CSTR, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Diego Figueiredo da Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Discente, Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, PPGMV, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, CSTR, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Edisio Oliveira de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Prof., Curso de Graduação em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Sergipe, UFS, São Cristóvão, SE, Brasil.

Roberto Soares de Castro, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Prof., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife, PE, Brasil.

Clebert José Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Prof., Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, PPGMV, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, CSTR, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Guilherme, R. de F., Azevedo, S. S., Costa, D. F. da, Azevedo, E. O. de, Castro, R. S. de, & Alves, C. J. (2017). Estudo sorológico da infecção por lentivírus em caprinos e ovinos abatidos no Estado da Paraíba, semiárido do Nordeste Brasileiro. Semina: Ciências Agrárias, 38(3), 1651–1656. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1651

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.