Efeito de dois métodos de pastejo rotacionado no controle dos parasitas gastrintestinais e no desenvolvimento ponderal de cordeiros do nascimento ao desmame
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n1p93Palavras-chave:
Cordeiros, Parasitas gastrintestinais, Pastejo alternado, Pastejo rotacionado.Resumo
Estudou-se o efeito de dois métodos de pastejo, um rotacionado e alternado com bovino adulto e o outro rotacionado sem alternância com bovino no controle dos parasitas gastrintestinais e no desenvolvimento ponderal de cordeiros, do nascimento ao desmame. Utilizou-se uma área experimental constituída por três módulos de 1,67 ha cada. Os módulos foram subdivididos em oito piquetes com cerca eletrificada. Cada piquete foi pastejado por cinco dias totalizando 40 dias em cada módulo, durante junho de 2001 a janeiro 2002. No tratamento 1 (T1) foram utilizados dois módulos, o primeiro iniciou com 14 cordeiros e 20 ovelhas e o segundo com 4 bovinos adultos. As trocas de módulos entre ovinos e bovinos foram a cada 40 dias. No tratamento 2 (T2) um terceiro módulo foi usado com 14 cordeiros e 20 ovelhas, também em sistema rotacionado, porém sem a alternância com bovino. A cada 14 dias realizou-se a colheita de fezes para contagem de ovos por grama de fezes (OPG) e coprocultura e a pesagem dos cordeiros. A cada 28 dias colheu-se sangue para exames do volume globular (VG). Os dados de OPG, VG e do peso foram submetidos à análise estatística, utilizando-se o Statistical Analysis System (SAS). Pelos resultados obtidos, verificou-se que os parasitas encontrados nos cordeiros foram Strongyloides, tricostrongilideos do gênero Haemonchus e protozoários do gênero Eimeria. Os gêneros Strongyloides e Eimeria e o VG não apresentaram diferença significativa (p > 0,01) entre os dois tratamentos. No entanto, o método de pastejo rotacionado e alternado com bovino adulto exerceu influência significativa (p < 0,01) no controle dos tricostrongilídeos nas faixas etárias de 43-56 dias e 57-70 dias. No desenvolvimento ponderal, os pesos médios ao desmame foram de 31,53 kg no T1, e 30 kg no T2 e não se verificou diferença estatística significativa (p > 0,05) entre os dois tratamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.