Enraizamento de estacas caulinares de acerola em função da composição do substrato
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n1p27Palavras-chave:
Malpighia emarginata, Estacas, Enraizamento, Substratos orgânicos.Resumo
A produção de mudas de espécies frutíferas é uma das mais importantes etapas do sistema produtivo. A formação de mudas por enraizamento de estacas é influenciada em grande parte pela composição do substrato, genótipo, recipiente e estádio fisiológica da planta matriz. Este trabalho objetivou avaliar os efeitos de diferentes substratos nas variáveis de crescimento de progênies de aceroleira obtidas por estaquia, em tubetes, sob condições de nebulização intermitente em casa de vegetação, durante 60 dias. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial de 4x2, (quatro fontes de matéria orgânica e dois genótipos). As fontes orgânicas de húmus, casca de arroz carbonizada, pó de casca de coco e bagana de carnaubeira foram misturadas ao Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico (PVAd) (proporção 1:1) para o enraizamento dos genótipos P-91 e P-26. Foram mensurados a porcentagem de enraizamento, a massa das raízes secas (g), o número de médio de folhas e a parte aérea seca (g) das estacas. A mistura de húmus e solo propiciou condições adequadas para enraizamento de estacas e o crescimento das mudas, com reflexos no número de folhas e na massa seca da parte aérea. A progênie 26 apresentou potencial para a produção de mudas por estaquia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.