Resíduos agroindustriais para produção biotecnológica de xilitol

Autores

  • Carolina Tamanini Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Celia de Oliveira Hauly Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n4p315

Palavras-chave:

Resíduos lignocelulósicos, Hidrólise ácida, Hidrolisado hemicelulósico, Tratamento do hidrolisado, Fermentação, Xilitol.

Resumo

Resíduos lignocelulósicos tais como bagaço de cana-de-açúcar, palha de arroz, casca de aveia e resíduos florestais representam fontes abundantes e não dispendiosas de carboidratos (celulose e hemicelulose) com potencial aplicação em processos de conversão química ou microbiana em produtos de interesse comercial. Xilose, o açúcar predominante na fração hemicelulósica pode ser convertido em xilitol. O xilitol é um poliol com propriedades físico-química importantes para as indústrias alimentícia e farmacêutica. É um composto com doçura semelhante à da sacarose, anticariogênico, tolerado por diabéticos e recomendado para pessoas obesas. Este poliol é produzido ,em grande escala, por hidrogenação catalítica da xilose presente em hidrolisados lignocelulósicos, porém as soluções obtidas por este processo requerem onerosos passos de purificação para obtenção do xilitol puro. Alternativamente, pode ser produzido por métodos biotecnológicos utilizando leveduras e/ou enzimas. Tais processos consistem na fermentação de hidrolisados hemicelulósicos de resíduos agroindustriais, e podem competir com o tradicional processo químico. O presente trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica sobre xilitol destacando os aspectos estruturais, as vias de obtenção e aplicações, principais substratos hemicelulósicos empregados em sua produção, hidrólise ácida e tratamento do hidrolisado hemicelulósico para utilização como substrato na obtenção de xilitol por via microbiana.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Tamanini, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Química, Especialista em Bioquímica Aplicada e aluna do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (nível: mestrado), Universidade Estadual de Londrina.

Maria Celia de Oliveira Hauly, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, CEP 86051-990, Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2004-05-30

Como Citar

Tamanini, C., & Hauly, M. C. de O. (2004). Resíduos agroindustriais para produção biotecnológica de xilitol. Semina: Ciências Agrárias, 25(4), 315–330. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n4p315

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)