Caracterização dos frutos de cultivares de atemóia produzidos no norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p311Palavras-chave:
Annona cherimola Mill x A. squamosa L. acidez titulável, Sólidos solúveis, Número de sementes.Resumo
A atemóia é um híbrido resultante do cruzamento entre a cherimóia (Annona cherimola Mill.) e a fruta do conde (A. squamosa L.). Sua produção tem tido interesse crescente no Brasil, mas existem poucos dados disponíveis sobre as características dos frutos produzidos. O objetivo do presente trabalho foi determinar características químicas e físicas dos frutos de quatro cultivares de atemóia para as condições do Norte do Paraná. As cultivares 'PR-3', 'Gefner', 'Thompson' e 'African Pride' apresentaram peso médio de 368, 275, 313 e 357 g e porcentagem de polpa de 58, 63, 46 e 51 %, respectivamente. O número médio de sementes por fruto variou de 23 a 38. A acidez titulável foi de 0,17 % (para 'PR-3') a 0,30 % (para 'Thompson') e o teor de sólidos solúveis foi de 16,4 oBrix (para 'African Pride') a 26,1 oBrix (para 'Thompson').
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Carmen Silvia Vieira Janeiro Neves, Edmar Nobuya Yuhara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













