Avaliação da fitotoxicidade de fungicidas e germicida na propagação in vitro de Oncidium varicosum Lindl. (Orchidaceae) para o controle de microorganismos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p273Palavras-chave:
Cultura de tecidos, Meio de cultura, Orquídea, Fungos, Bactérias.Resumo
Um dos maiores problemas na produção de mudas in vitro, é a contaminação por fungos e bactérias do meio de cultura durante as etapas de micropropagação, mesmo havendo todos os cuidados de assepsia. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de fungicidas e germicida no crescimento vegetativo e enraizamento in vitro da orquídea Oncidium varicosum Lindl. As flores foram polinizadas artificialmente e as sementes foram germinadas no meio MS modificado com a metade da concentração dos macronutrientes. As plântulas obtidas foram subcultivadas no mesmo meio de germinação, adicionando-se os fungicidas azoxystrobin, benomyl, chlorothalonil nas concentrações: 0,1 g.L-1; 0,2 g.L-1 ; 0,4 g.L-1; 0,6 g .L-1 e 0,8 g.L-1 O germicida hipoclorito de sódio com 10% de cloro ativo foi adicionado ao meio nutritivo nas concentrações: 0,5 mL. L-1; 0,75 mL .L-1 ; 1,00 mL .L-1 ; 1,25 mL. L-1 e 1,50 mL. L-1 . O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com dez repetições por tratamento e cinco plântulas por frasco. O tratamento contendo hipoclorito de sódio 1,5 mL . L-1 mostrou-se o menos tóxico, pois não afetou o desenvolvimento vegetativo e o enraizamento in vitro de plântulas de Oncidium varicosum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.