Seleção de cultivares crioulas de feijão com base no desempenho agronômico, cozimento e concentração de minerais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1255Palavras-chave:
Índice Z, Interação genótipo x ambiente, Phaseolus vulgaris L, Variabilidade genética.Resumo
O potencial de uso das cultivares crioulas de feijão quanto ao desempenho agronômico e a qualidade de cozimento e nutricional foi pouco avaliado pelos programas de melhoramento. O objetivo deste trabalho foi avaliar 19 cultivares crioulas de feijão quanto aos caracteres agronômicos, tempo de cozimento e concentração de minerais nos grãos, de forma a identificar cultivares com potencial de uso por mais agricultores e mesmo em programas de melhoramento. Dois experimentos de campo foram conduzidos em Alegrete e em Santa Maria, RS, Brasil, no ano agrícola 2012/2013. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com três repetições, e 23 cultivares foram avaliadas, 19 cultivares crioulas obtidas com agricultores familiares do RS e quatro testemunhas (Carioca, Pérola, Valente e Guapo Brilhante). Os caracteres avaliados foram ciclo, altura de inserção da primeira vagem, produtividade de grãos, tempo de cozimento e concentração de cálcio, ferro, zinco e cobre nos grãos. Os dados foram submetidos a análise de variância conjunta, a análise de correlação de Pearson e ao índice Z . As cultivares de feijão apresentaram diferenças para ciclo, altura de inserção da primeira vagem, produtividade de grãos, tempo de cozimento, concentração de cálcio, ferro, zinco e cobre nos grãos e índice Z . As cultivares Preto Miúdo e Cavalo Rajado apresentaram alta produtividade de grãos, superior a 2.900 kg ha-1. As cultivares crioulas foram classificadas em ciclo precoce e intermediário, e todas foram de cozimento inferior a 30 minutos. Palha Roxa, Carioca Vermelho e Perdiz apresentaram alta concentração de cálcio, ferro, zinco e cobre nos grãos, ciclo intermediário e baixa produtividade de grãos. Estimativas de correlação positiva e de moderada magnitude foram observadas entre a concentração de cálcio e ferro (r= 0,597), ferro e zinco (r= 0,570) e zinco e cobre (r= 0,548). A seleção indireta para alta concentração de ferro ou de zinco nos grãos será eficiente para a obtenção de cultivares de feijão de maior qualidade nutricional. O cruzamento entre as cultivares Carioca Santa Maria e Guapo Brilhante é recomendado para a obtenção de segregantes com alto desempenho agronômico, cozimento rápido e alta concentração de minerais nos grãos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.