Parâmetros fisiológicos, bioquímicos e nutricionais em trigo tratado com fungicida e fertilizante foliar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1243Palavras-chave:
Aminoácidos, Azoxistrobina, Ciproconazol, Triticum aestivum L.Resumo
Melhorias no rendimento e qualidade de grãos na cultura do trigo poderiam ser obtidas através da implementação de estratégias, como a utilização de fungicidas com fertilizantes foliares, para proteção das folhas contra patógenos e retardo da senescência durante o enchimento de grãos. Entretanto, poucos estudos têm reportado o efeito destas práticas em trigo, embora estes tratamentos possam representar incrementos na produção de trigo e maiores lucros. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do fertilizante foliar aplicado isolado ou em associação com fungicida, em parâmetros fotoquímicos, bioquímicos e nutricionais em plantas de trigo. O ensaio foi conduzido em condições de casa de vegetação em esquema fatorial 2 × 3 (fungicida x fertilizante) com quatro repetições. O fungicida utilizado foi azoxistrobina + ciproconazol + óleo mineral; o controle foi deixado sem tratamento. O fertilizante foliar foi utilizado em duas doses, e o controle não foi tratado. As plantas foram pulverizadas nos estágios GS29/GS30, GS45 e GS60, e as plantas foram avaliadas dez dias após a última aplicação. Os parâmetros da fluorescência da clorofila a, eficiência fotoquímica máxima do fotossistema II (Fv/ Fm) e taxa de transporte de elétrons foram positivamente influenciados pelo fertilizante. A aplicação do fertilizante significativamente incrementou o conteúdo de pigmentos foliares (clorofilas a e b e carotenóides) e a concentração de nitrogênio, fósforo e potássio em folhas bandeira. Quando aplicados em mistura, o fertilizante teve efeito mitigatório dos estresses gerados pelo fungicida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.