Dose elevada de irradiação gama e longo período de armazenamento reduzem a qualidade da semente da soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1219Palavras-chave:
Germinação, Glycine max, Radiação gama, Vigor.Resumo
Sementes de elevada qualidade fisiológica são necessárias à produção e à comercialização da soja. Portanto, avaliaram-se os efeitos da radiação gama e do armazenamento na qualidade fisiológica de sementes das linhagens de soja VX04-6828 e VX04-5692. As sementes dessas linhagens foram irradiadas com 0, 50, 150 e 250 Gy de radiação gama (60Co). Após o primeiro ciclo de produção (M1), as sementes foram armazenadas em condições laboratoriais e avaliadas aos 0, 2, 4 e 6 meses, quanto ao teor de água das sementes e à qualidade fisiológica, por meio dos testes de germinação (plântulas normais, anormais e sementes mortas) e de vigor (primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação e comprimento das plântulas). Os resultados foram submetidos à análise de variância para cada linhagem, utilizando-se o modelo fatorial 4 x 4 (quatro tempos de armazenamento x quatro doses de radiação gama). Com base no teste F (p < 0,05), foi realizado o ajuste de superfícies de resposta. As sementes da linhagem VX04-5692 são mais sensíveis à radiação gama que da linhagem Vx04-6828. Melhor qualidade fisiológica das sementes M2 de soja é expressa em doses inferiores a 100 Gy e armazenadas até 2 meses. Doses elevadas de radiação gama e longo período de armazenamento reduzem a qualidade fisiológica das sementes de soja.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.