Hábitos alimentares do consumidor de leite cru de Campo Mourão – PR

Autores

  • Luís Augusto Nero Universidade de São Paulo
  • Denir Maziero Centro Intergado de Ensino Superior
  • Márcia M.S. Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p21

Palavras-chave:

Leite cru, Leite informal, Hábitos alimentares, Consumidor.

Resumo

No Brasil o consumo de leite cru é bastante alto, especialmente em comunidades rurais. Grande parte da produção de leite no Brasil é comercializada sem nenhum tratamento térmico ou processamento, contradizendo a Legislação Federal, além de oferecer riscos à saúde do consumidor. Este trabalho busca traçar um perfil do consumidor de leite cru na cidade de Campo Mourão, região oeste do Paraná, Brasil, com o objetivo de fornecer informações para órgãos oficiais atuarem no controle desse mercado informal e em programas de conscientização da população. Dessa forma, foi realizado um levantamento em 423 residências da zona urbana da cidade baseado num questionário abordando o consumo de leite, consumo de leite cru e origem do leite cru recebido. Os dados coletados foram compilados e analisados (freqüências) pelo software Epi Info 2000 v 1.1 (CDC). 33,57% da população de Campo Mourão consumia leite cru, sendo que esse hábito estava diretamente ligado a conceitos de que esse tipo de leite é mais saudável. A maioria da população consumidora de leite cru desconhecia os riscos que esse produto poderia oferecer. Na maioria dos casos, a entrega do produto era feita na residência do consumidor (89,60%), mais freqüentemente entre 9:00 e 10:00hs (52,00%), em garrafas plásticas tipo pet (54,00%). A maioria da população não sabia que a venda de leite cru é proibida (83,90%). Os resultados reforçam a necessidade de medidas efetivas de controle ao comércio de leite cru, além de evidenciar a necessidade de programas de conscientização da população em relação aos perigos que esse produto pode oferecer.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luís Augusto Nero, Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Alimentos - Bromatologia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas,Universidade de São Paulo, São Paulo SP. Programa de Pós-graduação em Ciência dos Alimentos - Bromatologia (Doutorado),Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo. Av. Prof. Lineu Prestes, nº 580, Bloco 14 - Cidade Universitária- 05508-900 - São Paulo SP.

Denir Maziero, Centro Intergado de Ensino Superior

Acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Centro Intergado de Ensino Superior, Campo Mourão PR.

Márcia M.S. Bezerra

Prefeitura Municipal de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2003-05-10

Como Citar

Nero, L. A., Maziero, D., & Bezerra, M. M. (2003). Hábitos alimentares do consumidor de leite cru de Campo Mourão – PR. Semina: Ciências Agrárias, 24(1), 21–26. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p21

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>