Hábitos alimentares do consumidor de leite cru de Campo Mourão – PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p21Palavras-chave:
Leite cru, Leite informal, Hábitos alimentares, Consumidor.Resumo
No Brasil o consumo de leite cru é bastante alto, especialmente em comunidades rurais. Grande parte da produção de leite no Brasil é comercializada sem nenhum tratamento térmico ou processamento, contradizendo a Legislação Federal, além de oferecer riscos à saúde do consumidor. Este trabalho busca traçar um perfil do consumidor de leite cru na cidade de Campo Mourão, região oeste do Paraná, Brasil, com o objetivo de fornecer informações para órgãos oficiais atuarem no controle desse mercado informal e em programas de conscientização da população. Dessa forma, foi realizado um levantamento em 423 residências da zona urbana da cidade baseado num questionário abordando o consumo de leite, consumo de leite cru e origem do leite cru recebido. Os dados coletados foram compilados e analisados (freqüências) pelo software Epi Info 2000 v 1.1 (CDC). 33,57% da população de Campo Mourão consumia leite cru, sendo que esse hábito estava diretamente ligado a conceitos de que esse tipo de leite é mais saudável. A maioria da população consumidora de leite cru desconhecia os riscos que esse produto poderia oferecer. Na maioria dos casos, a entrega do produto era feita na residência do consumidor (89,60%), mais freqüentemente entre 9:00 e 10:00hs (52,00%), em garrafas plásticas tipo pet (54,00%). A maioria da população não sabia que a venda de leite cru é proibida (83,90%). Os resultados reforçam a necessidade de medidas efetivas de controle ao comércio de leite cru, além de evidenciar a necessidade de programas de conscientização da população em relação aos perigos que esse produto pode oferecer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.