Ocorrência de anticorpos de Neospora caninum em vacas leiteiras avaliados pelos métodos ELISA e RIFI no município de Avaré, SP
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p3Palavras-chave:
Neosporose, Bovinos, Apicomplexa.Resumo
Soros de 521 vacas do município de Avaré, SP, foram analisados pelos métodos de reação de imunofluorescência indireta (RIFI) e teste imunoenzimático (ELISA) para a detecção de anticorpos contra Neospora caninum. As amostras reagentes para Neospora também foram submetidas à RIFI para Toxoplasma gondii. Pelo método de RIFI 15,9% das amostras foram positivas para N. caninum nas diluições de 1:200 a 1:1600 e pelo teste de ELISA 30,5% dos soros foram positivos. Das amostras positivas para ELISA e negativas para a RIFI 1:200, 46 foram reagentes na diluição de 1:160. Todas as 129 vacas positivas para RIFI nas diluições ³ 1:160 também o foram para ELISA. Dos 44 abortamentos constatados, 14 (31,8%) e 18 (40,9%) vacas apresentaram título na RIFI ³ 1:200 e ³ 1:160, respectivamente, e 24 (54,5%) reagiram ao teste de ELISA. Dos 159 soros que reagiram para N. caninum nos testes de RIFI e/ou ELISA, apenas seis foram positivos para T. gondii pelo método de RIFI e, das 44 vacas com histórico de abortamentos, apenas uma apresentou anticorpos anti-Toxoplasma. Esses resultados sugerem a presença de N. caninum nos rebanhos estudados e sua relação com os abortamentos observados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.