Caracterização da performance hidráulica de emissor autocompensante com água de diferentes concentrações salinas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p639Palavras-chave:
Vazão nominal, Coeficiente de variação de fabricação, Salinidade, Equação característica.Resumo
Objetivou-se, com o presente estudo, avaliar as características hidráulicas, como coeficiente de variação de fabricação e vazão, equação característica do emissor autocompensante e a variação entre a vazão nominal e a obtida pela equação do emissor utilizando águas de diferentes concentrações salinas. A pesquisa foi conduzida na casa de vegetação da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande-PB. Os tratamentos foram compostos por cinco níveis de salinidade da água de irrigação (CEai) (0,6; 1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 dS m-1 a 25 °C) e quatro pressões de serviço (60, 100, 140, e 160 kPa), com três repetições. As variações de vazão dos emissores foram consideradas pequenas ao longo do tempo, de modo que estavam dentro da recomendação de ± 7% da vazão nominal, com valores de expoente “x” entre 0,02 e 0,09, segundo recomendação do fabricante, que os classificou como autocompensantes . Os Coeficientes de variação de fabricação e de vazão foram considerados excelentes em todas as avaliações e o tempo de funcionamento não influenciou no desempenho hidráulico dos emissores. Na pressão de 60 kPa associada à condutividade elétrica da água de 0,6 dS m-1, obtiveram-se vazões dos emissores mais próximas da declarada pelo fabricante e a mais economicamente viáveis ao produtor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.