Osteopatia hipertrófica associada à doença granulomatosa sistêmica em um equino
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p897Palavras-chave:
Pulmonar, Periósteo, Sarcoidose, Patologia.Resumo
Um garanhão Crioulo, 4 anos de idade, foi atendido na clínica de equinos do hospital veterinário da Universidade Federal de Santa Maria, RS, com histórico de emagrecimento progressivo há 30 dias, anemia e aumento de volume dos membros torácicos e da face. O exame físico revelou que o aumento de volume era firme e apresentava consistência óssea. Radiografias também mostraram extensa proliferação periosteal nos ossos longos dos membros anteriores, o que sugeriu a osteopatia hipertrófica (doença de Marie). Os exames físicos não identificaram alteração respiratória. No entanto, durante o exame ultrassonográfico, foi identificada doença pulmonar superficial. O animal foi tratado com antibióticos e anti-inflamatórios não esteróides durante 12 dias. Devido a uma completa falta de resposta ao tratamento, o cavalo foi sacrificado. Durante a necropsia, várias lesões granulomatosas foram identificadas no tórax, abdômen e túnicas testiculares. Proliferação óssea era evidente em vários ossos do esqueleto apendicular e da face. Com base nestes resultados o diagnóstico de osteopatia hipertrófica associada à sarcoidose foi estabelecido. É importante realizar um exame clínico completo e incluir a osteopatia hipertrófica no diagnóstico diferencial de enfermidades que vêm acompanhadas de aumento de volume da face e dos membros como edema por diversas causas e osteodistrofia fibrosa, por exemplo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.