a-galactosidase: aspectos gerais e sua aplicação em produtos a base de soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n1p111Palavras-chave:
a-galactosidase, Oligossacarídeos, Soja.Resumo
Esta revisão de literatura tem por objetivo apresentar tópicos relativos à a-galactosidase, considerando suas características gerais, fontes de obtenção, funções e metodologias utilizadas em sua determinação. Esta enzima, ausente no trato digestivo humano, hidrolisa ligações µ-(1,6) de oligossacarídeos da família da rafinose. Estes açúcares, chamados flatulentos, são encontrados em muitas leguminosas como a soja, uma rica fonte de proteína. Entretanto, devido à presença desses açúcares, fatores antinutricionais como a flatulência são atribuídos à soja, diminuindo seu consumo. A a-galactosidase produzida por alguns microorganismos e vegetais pode ser empregada em alimentos a base de soja para reduzir a interação da flora intestinal com os oligossacarídeos, diminuindo assim a flatulência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.