Toxoplasmose em cães co-infectados com o vírus da cinomose
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n1p85Palavras-chave:
Cães, Toxoplasmose, Cinomose, Sinais neurológicosResumo
Relatam-se quatro casos de toxoplasmose em cães, evidenciando-se a sintomatologia nervosa indistinguível daquela causada pela cinomose de forma isolada e mostrando a ocorrência concomitante das duas enfermidades. Sugere-se que os dados de anamnese, como hábitos de carnivorismo e contato com gatos, aliados a sinais clínicos como linfadenopatia, pneumonia, secreção ocular purulenta e distúrbios neurológicos, favoreçam a suspeita clínica de toxoplasmose. Propõe-se um tratamento, preventivo para a toxoplasmose, nos cães com cinomose, baseado nas condições de diagnóstico disponíveis pelo clínico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Leandro d´Arc Moretti, Tatiana Evelyn Hayama Ueno, Márcio Garcia Ribeiro, Daniel Moura Aguiar, Antonio Carlos Paes, Sandia Bergamaschi Pezerico, Aristeu Vieira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













