Multiplicação in vitro de pereira cultivar Cascatense
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p581Palavras-chave:
Meio Himédia, Sulfato ferroso, Sulfato férrico, Sacarose, Benzilaminopurina.Resumo
Um dos principais entraves ao Desenvolvimento e Expansão da cultura da pereira no Brasil TEM SIDO Uma falta de cultivares adaptadas Às condições edafoclimáticas das Regiões potencialmente produtoras. Visando dificuldade ESTA Sanar, a Embrapa Clima Temperado desenvolveu e lançou Uma cv. Cascatense, com baixa exigencia em Frio (~ 400 h), Mais adequada Ao Clima do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto, mudas com Alta Qualidade Genética e Sanitária de São Necessárias Para garantir Uma boa Formação de hum pomar Produtivo. Plantas com Qualidade Sanitária e uniformidade PODEM Ser obtidas atraves da micropropagação in vitro. ASSIM, O Presente Trabalho Teve Como Objetivo VerificAR Uma Influência de Diferentes Meios de cultivo (MS, MS¾, WPM, QL e himedia), concentrações de sacarose (0, 15, 30, 45 e 60 g L-1) e benzilaminopurina - BAP (0; 0,4; 0,8; 1,2 e 1,6 mg L-1) na Multiplicação in vitro . da cv Cascatense, visando Obter hum protocolo Eficiente Para potencializar SUA PROPAGAÇÃO e reprodutibilidade. Os Estudos foram conduzidos em Três Experimentos sequenciais, nos Quais foram avaliados o Número de brotações POR explante, o comprimento das brotações, o Número de Gemas axilares POR brotação, massa fresca e massa seca das brotações. A cv. Cascatense PODE Ser propagada in vitro com a utilização do Meio himedia suplementado com 0,8 mg L-1 de BAP e 30 g L-1 de sacarose.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.