Perfil bioquímico sérico de bezerros neonatos da raça Senepol e mestiços Holandês x Gir de três a cinco dias de idade no município de Uberlândia, MG, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1415Palavras-chave:
Bioquímica sérica, Bovinos, Colostro.Resumo
Objetivou-se avaliar as variações fisiológicas no perfil bioquímico sérico de bezerros neonatos da raça Senepol e mestiços Holandês x Gir de três a cinco dias idade, no município de Uberlândia, MG, e confrontar os valores entre as raças e sexos. Foram avaliados 168 bezerros neonatos, sendo 80 da raça Senepol (28 fêmeas e 52 machos) e 88 mestiços Holandês x Gir (49 fêmeas e 39 machos). Coletaram-se cinco mililitros de sangue, por venopunção da jugular externa, em tubos estéreis sem anticoagulante, para obtenção do soro. Foram determinadas as concentrações séricas de proteínas totais, albumina, creatinina, ureia, colesterol total, triglicérides, cálcio e fósforo; e as atividades de alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), fosfatase alcalina e gama glutamiltransferase (GGT), em analisador automático multicanal. Confrontados os valores dos parâmetros avaliados entre a raça Senepol e os mestiços Holandês x Gir, as proteínas totais, globulinas, relação albumina e globulinas (A:G), creatinina, ureia, fósforo, relação cálcio e fósforo (Ca:P), AST e GGT apresentaram diferença (p0,05). Conclui-se que a diferença no manejo de ingestão de colostro e fatores inerentes à raça influenciam no perfil bioquímico sérico de bezerros neonatos e não há diferença nos valores dos parâmetros estudados para machos e fêmeas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.