Aspectos clínicos, patológicos e sorológicos da toxoplasmose experimental em cães jovens
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n2p123Palavras-chave:
Toxoplasmose, Toxoplasma gondii, Cães, Sinais clínicos.Resumo
A toxoplasmose é causada pelo Toxoplasma gondii , que acomete todos os animais de sangue quente inclusive o homem. A falta de informação na literatura da resposta clínica dos cães à infecção pelo T. gondii levou-nos a inocular experimentalmente nove cães jovens com três diferentes cepas, onde foram acompanhados durante 30 dias. Nesse período observou-se aumento de volume dos linfonodos em todos os cães inoculados e alterações oftalmológicas em sete cães. Titulo de anticorpos anti- T.gondii observados já 4º DPI demonstraram a precocidade da resposta nestes animais. O T. gondii foi isioaldo no sangue e urina da todos os cães e a doença foi confirmada histopatologicamnete. Alterações sorológicas, hematológicas e bioquímicas observadas, foram compatíveis com infecção pelo T.gondi. Assim os achados clínicos e laboratoriais foram característicos da toxoplasmose em cães jovens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.