Vascularização arterial da base do encéfalo de cutias (Dasyprocta aguti Linnaeus, 1766)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p773Palavras-chave:
Artéria, Cérebro, Círculo arterial, Roedor, Dasyproctidae, Cutia.Resumo
A cutia é um roedor, que se distribui geograficamente por quase toda América Latina, sendo apreciada pelo sabor da sua carne. Neste trabalho objetivou-se descrever a vascularização arterial da base do encéfalo de cutias, caracterizando o comportamento, origem e distribuição das artérias componentes. Foram utilizados 10 animais do Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS/UFERSA), pesquisa aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/ UFERSA- n° 02/2010) e pelo SISBIO (N°32413-1). Após eutanásia, os animais foram incisados na cavidade torácica para injeção de Neoprene látex 650 corado na cor vermelha e posterior abertura da calota craniana. Os encéfalos foram extraídos do crânio para análise da sua face ventral e logo fixados em solução aquosa de formaldeído a 10%. A vascularização arterial do encéfalo da cutia apresenta dois componentes principais, o sistema carótico e o vértebro-basilar. O sistema carótico na cutia é responsável pela vascularização do cérebro anterior em quase sua totalidade. O sistema vértebro-basilar é responsável pela vascularização do cérebro posterior (medula oblonga, pirâmide, corpo trapezóide, o cerebelo e ponte e parte do terço caudal do cérebro anterior), através das artérias cerebrais caudais, originárias dos ramos terminais da artéria basilar. As principais artérias presentes na superfície do encéfalo incluem a basilar que é ímpar, e as pares: artérias vertebrais, cerebelar caudal, trigemial, cerebelar rostral, ramo terminal da basilar, cerebral caudal, ramo comunicante caudal da carótida cerebral, carótida cerebral, ramo comunicante rostral da carótida cerebral, corióidearostral, ramo medial do ramo comunicante rostral, oftálmica interna, cerebral média e artéria cerebral rostral.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.