Efeito do AIB no enraizamento de estacas herbáceas do porta-enxerto de videira VR 43-43 em diferentes substratos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p599Palavras-chave:
Auxina, Casca de arroz carbonizada, Vermiculita, Vitis viniferaResumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar o enraizamento de estacas herbáceas do porta-enxerto de videira VR 43-43 em três concentrações de AIB (0, 1000 e 2000 mg.L-1) e dois substratos (vermiculita e casca de arroz carbonizada). O delineamento foi o inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2 x 3 com cinco repetições e 10 estacas por parcela. As variáveis avaliadas foram: porcentagem de retenção foliar, porcentagem de estacas enraizadas; número de raízes por estaca; comprimento de raízes (cm); porcentagem brotação, porcentagem de estacas vivas; massa de matéria seca e fresca das raízes por estaca (g). Houve influência do substrato apenas na massa fresca e seca das raízes, com as maiores médias observadas para a casca de arroz carbonizada. Para as doses aplicadas de AIB, foi verificada maior porcentagem de sobrevivência e porcentagem de estacas enraizadas no grupo controle (sem aplicação de AIB) e com aplicação de 1.000 mg.L-1. Não houve diferença significativa na interação entre substrato e aplicação de AIB. Conclui-se que a casca de arroz carbonizada é indicada para o enraizamento de estacas herbáceas do porta-enxerto VR 43-43, não sendo necessária a aplicação de AIB.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Alessandro Borini Lone, Ernesto Lema López, Sara Regina Silvestrin Rovaris, Daniela Fernanda Klesener, Leandro Higashibara, Letícia Trindade Ataíde, Sérgio Ruffo Roberto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













