Primeiro relato da ocorrência de Ditylenchus gallaeformans em Miconia albicans no Cerrado Brasileiro, no Estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p729Palavras-chave:
Controle biológico, Melastomataceae, Fitonematoide.Resumo
Miconia albicans (Melastomataceae), nome popular: canela-de-velha, é uma espécie vegetal nativa das regiões tropicais e abundante no bioma cerrado. Uma espécie de nematoide foi encontrada parasitando M. albicans causando severas deformações e galhas em folhas e inflorescências. Caracterizações morfológicas, morfométricas e moleculares foram realizadas e o nematoide foi identificado como sendo Ditylenchus gallaeformans. Esse nematoide tem grande potencial para o uso no controle biológico de espécies vegetais da família Melastomataceae que são invasoras em ecossistemas das ilhas do Pacífico. Este é o primeiro relato de D. gallaeformans parasitando M. albicans no cerrado goiano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.