Efeitos do midazolam, associado ao propofol, na indução e recuperação da anestesia em gatas submetidas a ovariossalpingohisterectomia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4269Palavras-chave:
Benzodiazepínicos, Cães, Castração, Felinos.Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar os efeitos de propofol e midazolam na indução da anestesia em gatas submetidas a ovariossalpingohisterectomia quanto a qualidade da intubação orotraqueal e da indução da anestesia, efeitos cardiorrespiratórios e períodos de recuperação. Foram utilizadas 27 gatas adultas e hígidas que foram pré-tratadas com acepromazina e morfina. Decorridos 30 minutos, foram distribuídas em três grupos: no GP (n=10), a indução foi realizada somente com propofol por via intravenosa na dose necessária para intubação orotraqueal; no GMP (n=8), os animais receberam midazolam (0,3 mg/kg) administrado pela via intravenosa em 30s, e em seguida o propofol foi administrado segundo os critérios do grupo propofol; no GPM (n=9), administrou-se, inicialmente, propofol na velocidade de 4 mg/kg/min; posteriormente, administrou-se midazolam (0,3 mg/kg), e o restante da indução foi realizado com propofol. Para que o estudo fosse cego, os animais dos grupos GP e GPM receberam solução salina no volume similar à dose de midazolam antes da indução (0,06 ml/kg). Da mesma forma, os grupos GP e GMP receberam solução de NaCl a 0,9% (0,06 ml/kg) após 30s de administração de propofol. Com objetivo de mimetizar a administração do midazolam, a solução salina foi administrada em 30s. O GP recebeu 11,0±1,38 mg/kg de propofol, sendo superior a dose dos grupos GPM (p<0,001) e GMP (p<0,01) que receberam 7,9±1,92 mg/kg e 9,1±2,20 mg/kg, respectivamente. Em relação aos escores de intubação não houve diferença entre os grupos. O uso prévio de midazolam não determinou agitação, tampouco excitação nas gatas; ambas as sequências de administração da associação propofol-midazolam são factíveis, porém a sequência propofol-midazolam se mostrou superior devido a menor dose empregada de propofol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.