Detecção de anticorpos contra Neospora caninum e Toxoplasma gondii em soros de bubalinos ( Bubalus bubalis) no Estado de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p39Palavras-chave:
Bubalus bubalis, Neospora caninum, Toxoplasma gondii, RIFI.Resumo
Bubalinos são susceptíveis à infecção por Neospora caninum e Toxoplasma gondii, contribuindo assim para a disseminação destes protozoários na natureza. A ocorrência de anticorpos foi investigada em soro sangüíneo de bubalinos, utilizando-se a técnica de imunofluorescência indireta (IFI). Foram avaliados os fatores raça e idade dos búfalos, e também pesquisada a presença de anticorpos contra os dois parasitos em cães e humanos de convívio estreito com os bubalinos. Amostras de soros foram colhidas de búfalos (n=411), cães (n=8) e humanos (n=14), oriundos de propriedades com características leiteiras e examinadas em laboratório. Dentre os soros de bubalinos testados, 56,0% foram reagentes (> 1:200) para N. caninum e 49,9% reagiram (> 1:64) contra T. gondii. ostraram-se reagentes aos dois protozoários 33,9% dos búfalos. Dos soros de cães 25,0% reagiram ao N. caninum (> 1:50) e 62,5% contra o T. gondii (> 1:16). Nenhum soro humano mostrou-se reagente em níveis considerados positivos (> 100) pela literatura revisada. As fêmeas, entre 5 e 6 anos de idade, apresentaram maior percentual de sororreagentes a T. gondii. Os resultados obtidos permitem inferir que tanto o Neospora caninum quanto o Toxoplasma gondii encontramse bastante disseminados entre os rebanhos investigados e que aparentemente a raça e a idade das fêmeas não interferiram na freqüência de indivíduos sororreagentes ao N. caninum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.