Análise in vitro da ação de carrapaticidas em cepas de Boophilus microplus (Canestrini, 1887) colhidas de bovinos leiteiros da região nordeste do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p85Palavras-chave:
Boophilus microplus, Acaricidas, Resistência, Bovinos de leite.Resumo
Avaliou-se por meio de teste de imersão “in vitro” a susceptibilidade do Boophilus microplus a nove carrapaticidas contendo os seguintes princípios ativos: Alfamethrina + Diclorvos, Amitraz, Cipermetrina, Cipermetrina + clorfenvinfós, Coumafós, Deltametrina, Diclorvos + Cipermetrina, Diclorvinil + Clorfenvinfós e Zetacipermetrina. A colheita dos carrapatos foi realizada em 17 propriedades de bovinos leiteiros da região nordeste do Estado de São Paulo. Das formulações avaliadas apenas três alcançaram eficácia superior à recomendada (³ 95,0 %): Cipermetrina + Clorfenvinfós em nove propriedades, com média 89,69 % ± 15,49, Diclorovinil + Clorfenvinfós em oito, com média 91,22% ± 11,50 e o Amitraz em sete, com 78,62% ± 24,47. Estatisticamente estes resultados não diferiram (P> 0,05) entre si.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.