Desenvolvimento e reprodução de Ceraeochrysa cubana (Neuroptera: Chrysopidae) alimentado com Aleurocanthus woglumi (Hemiptera: Aleyrodidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p17Palavras-chave:
Biologia, Controle biológico, Crisopídeos, Mosca-negra-dos-citros.Resumo
Avaliou-se o desenvolvimento e reprodução de Ceraeochrysa cubana quando alimentado com a mosca-negra-dos-citros Aleurocanthus woglumi. O estudo foi conduzido no Laboratório de Entomologia do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais da Universidade Federal da Paraíba – Areia/ PB. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado. A pesquisa foi realizada em câmaras climatizadas, reguladas à 26 ± 2ºC, umidade relativa de 70 ± 10% com fotofase de 12 horas. Os tratamentos foram constituídos pelos seguintes alimentos: ovos, ninfas de 1º, 2º, 3º, 4º instares e diferentes ninfas (1º, 2º, 3º e 4º instares), tendo como testemunha ovos de Sitotroga cerealella. A duração larval para o 1º ínstar de C. cubana foi de 5,8 a 10,7 dias; no 2º ínstar de 6,0 a 13,3 dias e no 3º ínstar de 8,2 a 18,5 dias. As larvas de C. cubana foram inviabilizados quando o alimento foi exclusivamente ovos de A. woglumi, considerando-se que não houve alimentação por parte do predador. A espécie C. cubana ao consumir diferentes ninfas (1º, 2º, 3º e 4º instares) da mosca-negra-dos-citros apresentou menor período de pré-pupa e longevidade quando comparado ao alimento ovos de S. cerealella, não afetando a razão sexual e o período de oviposição, contudo ocorrendo alterações no período de pré-oviposição, número total de ovos e número de ovos viáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.