Isolamento de Campylobacter em fezes de ovinos com distúrbios reprodutivos pertencentes a criatórios do Estado de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4207Palavras-chave:
Campylobacteriosis, Campylobacter jejuni, Campylobacter coli, And neonatal death.Resumo
Espécies de Campylobacter são uma importânte causa de abortos em ovinos de muitos paíse. No intuito do isolamento de Campylobacter spp. em ovinos, foram colhidas 274 amostras fecais de ovinos do Estado de São Paulo, Brasil que possuiam histórico de distúrbios reprodutivos. O isolamento bacteriano ocorreu em 3,65% (10/274) das amostras, correspondendo 3,5% (9/255) das fêmeas e 5,3% (19/01) dos machos. Campylobacter jejuni foi a mais prevalente, responsável por 66,67% (7) das amostras positivas e o Campylobacter coli responsáveis por 22,22% (2) e uma cepa foi identificada como Campylobacter spp. Os parâmetros analisados que apresentaram valor de p <0,1 foram o nascimento de cordeiros "fracos" (p=0,06, OR=6,83 e IC=1,73 a 27,05) e morte neonatal (p=0,087, OR=3,5 e IC=0,83 a 14,72). Foi observado que os animais infectados apresentam maior risco de quadros de diarreia (p=0,003, OR=9,83 e IC=2,19 a 44,18). Campylobacter jejuni e Campylobacter coli estão presentes nos rebanhos paulistas e observou-se associação de ovinos com isolamento bacteriano fecal com quadro de nascimento de cordeiros “fracos” e consequente morte neonatal. Além de sua associação com quadros de diarreia que predispões à infecção oral de cordeiros a bactéria. A disseminação de Campylobacter spp. nos rebanhos ovinos Brasileiros é baixa e que, por enquanto, as cepas existentes não são responsáveis por grandes prejuízos na ovinocultura, principalmente em animais adultos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.