Germinação de Dypsis onilahensis (Jum. & H. Perrier) Beentje & J. Dransf. em função do tamanho da semente e substratos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4193Palavras-chave:
Palmeira, Ornamental, Emergência de plântula.Resumo
A espécie Dypsis onilahens, popularmente conhecida como Sibara, é uma palmeira ainda rara em cultivo no país, porém com grande potencial ornamental pela graciosidade de suas folhas. A propagação comercial é sexuada e há poucos os estudos sobre a germinação de sementes dessa espécie, que pode ser influenciada por vários fatores. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar o efeito do tamanho da semente e o uso de diferentes tipos de substratos na germinação de D. onilahens. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 3 (2 tamanhos de sementes:>15mm e <15mm de diâmetro; e 3 tipos de substratos: areia, Plantmax® e vermiculita), com quatro repetições de 15 sementes. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Determinou-se a porcentagem de germinação (G%), o número de sementes germinadas (NSG) e o Índice de Velocidade de Germinação (IVG). A germinação teve início aos 73 dias após a instalação do experimento. Os resultados demonstraram que não houve efeito significativo para tamanho de sementes, contudo para o substrato, verifica-se que a vermiculita foi o que apresentou os melhores resultados para IVG, NSG e G (%), seguido do substrato areia e do substrato comercial Plantmax. Assim sendo, o presente estudo fornece as primeiras informações sobre a germinação dessa palmeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.