Qualidade tecnológica de grãos de genótipos selecionados de feijão-comum do grupo carioca
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1721Palavras-chave:
Cocção, Embebição, Ensaio de VCU, Phaseolus vulgaris L.Resumo
O aumento de produtividade é o principal objetivo dos programas de melhoramento de feijão-comum. Contudo, algumas características relacionadas à qualidade tecnológica devem ser analisadas para assegurar que a recomendação de novas cultivares considere também aspectos comerciais importantes para a aceitação do consumidor. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade tecnológica de grãos de genótipos de feijão-comum do grupo comercial carioca. Foram utilizados grãos de 25 genótipos selecionados pelo convênio Estadual de pesquisa em melhoramento de feijão-comum (EMBRAPA, UFLA, UFV e EPAMIG) para compor o ensaio de VCU do grupo comercial carioca, sendo 21 novas linhagens e 4 cultivares comerciais usadas como testemunha. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições. As características avaliadas foram à forma e o grau de achatamento dos grãos, a massa de mil grãos, a porcentagem de grãos duros, o teor de sólidos solúveis, o tempo de cocção, a porcentagem de casca e a capacidade de hidratação. Os resultados obtidos permitiram concluir que os genótipos que apresentam forma e grau de achatamento de acordo com o padrão comercial são EMB14, CNFC 10432, CNFC 10408, EMB4, P-18163, Pérola e BRSMG Madrepérola. Os genótipos MAIV-18259, VC-20, VC-23, RCII-219, CVIII-2, EMB4, MAIV-15204, CVIII-5, e BRSMG Majestoso apresentam massa de mil grãos compatível com o padrão comercial para grãos do tipo carioca, que é no mínimo 23 g por cem grãos. A maioria dos genótipos avaliados não apresenta grãos duros. As linhagens CNFC 10408, MAIV-18259 e P-18163 apresentam os maiores teores de sólidos solúveis. Vinte dos genótipos avaliados apresentam tempo de cocção inferior ao exigido como padrão comercial, sendo que as linhagens EMB 9, EMB 4, MAIV-18524, CNFC 11965, VC-17 e CNFC 10432 são as que apresentam menores tempos de cozimento. As linhagens CNFC 11965, EMB4, EMB14 e CNFC 10432 despendem menor tempo para hidratação dos grãos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.