Qualidade da carne de ovinos Morada Nova submetidos a diferentes manejos alimentares
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p911Palavras-chave:
Confinamento, Lipídios, Maciez, Ovinos, Restrição alimentar.Resumo
Objetivou-se avaliar o efeito da restrição alimentar pré e pós-natal sobre características qualitativas e do perfil lipídico da carne de ovinos da raça Morada Nova. Vinte e quatro cordeiros foram usados, machos, somente de parto simples, peso inicial 10,0 ± 3,07 kg e quatro meses de idade, distribuídos num delineamento inteiramente casualizado, em três grupos: restrição pré-natal (R-PRE; n=8) e pós-natal (R-POS; n=8), e ad libitum (ADLI; n=8). Para composição dos tratamentos experimentais foi considerado o manejo alimentar aplicado anteriormente nas ovelhas no terço final de gestação. Os tratamentos ADLI e R-POS foram formados por cordeiros nascidos de ovelhas alimentadas ad libitum no terço final da gestação. O tratamento R-PRE foi constituído por cordeiros nascidos de ovelhas submetidas à restrição no terço final de gestação em 60% da recomendação das exigências do grupo de ovelhas ad libitum. Para os cordeiros dos tratamentos ADLI e R-PRE a dieta foi fornecida permitindo-se sobras de 20% do total oferecido. Para os animais do tratamento R-POS foi imposto restrição de 30% em relação aos animais alimentados ad libitum. Os animais foram abatidos com peso vivo médio de 25 kg. Após isso, as carcaças foram resfriadas a 4°C por 24 horas. As mensurações de qualidade da carne foram realizadas no lado direito de cada carcaça. O pH foi determinado imediatamente após o abate e novamente após o resfriamento. Foram coletadas amostras do músculo longissimus dorsi e congelados a -20°C. Na carne, foram determinados os teores de umidade, cinzas, proteína e lipídios totais, capacidade de retenção de água, perda de peso por cocção, em seguida, submetidas à determinação da força de cisalhamento. A análise sensorial foi determinada pelo teste da escala hedônica sendo avaliados parâmetros sensoriais de dureza, suculência, sabor, aroma, aceitação global, e o determinado o perfil de ácidos graxos. Houve efeito da restrição alimentar para proteína, lipídeos e capacidade retenção de água (P0,05). Os teores de ácidos graxos saturados foram afetados pelos tratamentos (P0,05). A restrição alimentar não compromete a qualidade físico-química e sensorial da carne de cordeiros Morada Nova, e proporciona produto cárneo de qualidade e de boa aceitação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.