Respostas antioxidativas, fisiológicas e produtiva de arroz cultivado sob deficiência hídrica e adubação silicatada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3013Palavras-chave:
SOD, Assimilação de CO2, Estresse.Resumo
O silício é um nutriente que pode proporcionar melhor desenvolvimento às plantas de arroz cultivadas em ambientes com deficiência hídrica. Este elemento diminui as perdas de água por transpiração, aumenta a taxa fotossintética e atua como ativador do sistema de defesa enzimático. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do silício em dois cultivares de arroz (Curinga e o IAC 202) submetidos à deficiência hídrica, sobre os parâmetros enzimáticos, fisiológicos e produtivo. Foram utilizados quatro tensões de água no solo (-10, –30, –50 e –70 kPa) combinadas com duas formas de correção da saturação do solo (ausência e presença de silício). Foram avaliados a atividade enzimática de Superóxido dismutase, Catalase e Ascorbato Peroxidase, a taxa de assimilação de CO2 e a produção de grãos. O delineamento experimental foi em blocos casualizado em esquema fatorial 4 x 2, com quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05). A atividade enzimática aumentou com a aplicação de silício mesmo em condições de deficiência hídrica mais intensa. A taxa de assimilação de CO2 e a produção de grãos também aumentaram com a adição de silício. A aplicação de silício em ambos cultivares de arroz ameniza os efeitos do estresse ocasionado pela deficiência hídrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.