Respostas antioxidativas, fisiológicas e produtiva de arroz cultivado sob deficiência hídrica e adubação silicatada

Autores

  • Adriana Lima Moro Universidade do Oeste Paulista
  • Fernando Broetto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Edemar Moro Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3013

Palavras-chave:

SOD, Assimilação de CO2, Estresse.

Resumo

O silício é um nutriente que pode proporcionar melhor desenvolvimento às plantas de arroz cultivadas em ambientes com deficiência hídrica. Este elemento diminui as perdas de água por transpiração, aumenta a taxa fotossintética e atua como ativador do sistema de defesa enzimático. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do silício em dois cultivares de arroz (Curinga e o IAC 202) submetidos à deficiência hídrica, sobre os parâmetros enzimáticos, fisiológicos e produtivo. Foram utilizados quatro tensões de água no solo (-10, –30, –50 e –70 kPa) combinadas com duas formas de correção da saturação do solo (ausência e presença de silício). Foram avaliados a atividade enzimática de Superóxido dismutase, Catalase e Ascorbato Peroxidase, a taxa de assimilação de CO2 e a produção de grãos. O delineamento experimental foi em blocos casualizado em esquema fatorial 4 x 2, com quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05). A atividade enzimática aumentou com a aplicação de silício mesmo em condições de deficiência hídrica mais intensa. A taxa de assimilação de CO2 e a produção de grãos também aumentaram com a adição de silício. A aplicação de silício em ambos cultivares de arroz ameniza os efeitos do estresse ocasionado pela deficiência hídrica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Lima Moro, Universidade do Oeste Paulista

Bióloga, Profª Drª, Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Faculdade de Ciências Agrárias, Presidente Prudente, SP.

 

Fernando Broetto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Engº Agrº, Prof. Dr. Adjunto, Deptº de Química e Bioquímica, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Instituto de Biociências, Botucatu, SP. Bolsista do CNPq.

Edemar Moro, Universidade do Oeste Paulista

Engº Agrº, Prof. Dr., Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Faculdade de Ciências Agrárias, Presidente Prudente, SP.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Moro, A. L., Broetto, F., & Moro, E. (2015). Respostas antioxidativas, fisiológicas e produtiva de arroz cultivado sob deficiência hídrica e adubação silicatada. Semina: Ciências Agrárias, 36(5), 3013–3028. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3013

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)