Qualidade de sementes de feijão-caupi tratadas com produtos químicos e armazenadas em condições controladas e não controladas de temperatura e umidade

Autores

  • Lucicléia Mendes de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Luis Osmar Braga Schuch Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas
  • Riselane de Lucena Alcântara Bruno Universidade Federal da Paraíba
  • Silmar Teichert Peske Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1263

Palavras-chave:

Vigna unguiculata, Tratamento de sementes, Qualidade fisiológica.

Resumo

O feijão-caupi é uma Fabaceae de origem africana cultivada na região norte e nordeste do Brasil, onde se destaca como principal fonte proteica para a população. Para o estabelecimento da cultura, as sementes são tratadas para controlar e prevenir ataques de pragas e doenças, também é possível agregar nutrientes às sementes os quais estarão disponíveis para a planta em desenvolvimento. O objetivo da pesquisa foi avaliar o desempenho de sementes de feijão-caupi tratadas com produtos químicos e armazenadas em condições controladas e não controladas de temperatura e umidade. As sementes foram submetidas aos seguintes tratamentos: testemunha (sem tratamento); micronutriente COMOL 118; inseticida tiametoxam; fipronil+piraclostrobina+tiofanato metílico e imidacloprido+tiodicarbe sendo posteriormente armazenadas em ambiente natural e câmara fria. A avaliação da qualidade fisiológica foi realizada em sementes recém colhidas e armazenadas utilizando testes de germinação e vigor. Dos produtos utilizados, o imidacloprid + thiodicarb e o fipronil + piraclostrobina + tiofanato metílico proporcionam efeito estimulante sobre o desempenho das sementes; sementes tratadas com tiametoxam foram menos afetadas pelo armazenamento em relação às não tratadas; o tratamento com micronutrientes apresenta comportamento similar às sementes não tratadas e o armazenamento em ambiente controlado preserva a qualidade fisiológica das sementes.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucicléia Mendes de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Bióloga, Dr. em Ciência & Tecnologia de Sementes, Bolsista PNPD, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Campus de Gurupi, Gurupi, TO.

Luis Osmar Braga Schuch, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas

Engo Agro, Prof. Dr., Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

Riselane de Lucena Alcântara Bruno, Universidade Federal da Paraíba

Engª Agra, Profª Drª do Programa de Pós Graduação em Agronomia PPGA/DFCA/CCA, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Areia, PB.

Silmar Teichert Peske, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas

Engo Agro, Prof. Dr., Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Como Citar

Oliveira, L. M. de, Schuch, L. O. B., Bruno, R. de L. A., & Peske, S. T. (2015). Qualidade de sementes de feijão-caupi tratadas com produtos químicos e armazenadas em condições controladas e não controladas de temperatura e umidade. Semina: Ciências Agrárias, 36(3), 1263–1276. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1263

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.