Germinação e crescimento de plântulas de genótipos de aveia branca submetidas ao estresse salino
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p2987Palavras-chave:
Avena sativa, Cloreto de sódio, Semente.Resumo
A aveia branca é uma cultura de inverno utilizada em sucessão ao cultivo do arroz irrigado, estando sujeita ao estresse salino, devido ao acúmulo de sais no solo, principalmente na região sul do Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação de sementes, o crescimento inicial das plântulas de nove genótipos de aveia branca, bem como identificar os genótipos contrastantes para o caráter tolerância à salinidade. Para isso, os genótipos foram submetidos a diferentes concentrações salinas (0, 25, 50, 75 e 100 mM de NaCl por litro de água), sendo analisadas as seguintes variáveis: porcentagem de germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca da parte aérea e raízes das plântulas. As variáveis analisadas foram afetadas negativamente com o aumento da concentração de NaCl. O comprimento de raiz e o comprimento de parte aérea constitui em variáveis promissoras na separação dos genótipos em relação às diferentes concentrações salinas, permitindo selecionar dois genótipos contrastantes à salinidade, o URS 22 caracterizado como tolerante e o UPF 16 como sensível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.